Algumas dicas para evitar um Passivo Trabalhista e Discussões durante CONTRATO de TRABALHO

Algumas dicas para evitar um Passivo Trabalhista e Discussões durante CONTRATO de TRABALHO
18 out 2018
  1. ANTES DE CONTRATAR AVALIEM O TRABALHO E A COMPETÊNCIA DO CONTRATADO(A)
    1. A seleção para o exercício de um trabalho deve ser avaliado por ambas as partes, mostrando o que será feito e os conhecimentos que o candidato deve ter.
  2. CONTRATE COM CONTRATO
    1. A partir da avaliação tudo tem ser formalizado.
    2. O trabalho só deve ser iniciado após o processo seletivo (avaliação, documentos, exames médicos, etc.)
    3. Cuidado com trabalho que imagina ser sem vínculo, mas não é, ou seja, aquele que tem subordinação, habitualidade, onerosidade e pessoalidade.
  1. REGULAMENTO INTERNO
    1. Mesmo que sua empresa seja pequena, não dispense um REGULAMENTO, onde são colocadas os deveres e obrigações das partes.
  1. CONTROLE DE JORNADA
    1. Imperioso que haja apontamento do cumprimento da jornada estabelecida.
    2. Atrasos ou faltas devem ser descontados e Horas Extras pagas. A concessão de abonos a atrasos ou faltas não pode depois ser usada para exigir cumprimento de jornada de compensação.
  1. CUMPRIMENTO DAS LEIS TRABALHISTAS
    1. A CLT, CONVENÇÃO COLETIVA ou DISSÍDIO, e outras normas, são a BÍBLIA que todo Empregador e Empregado devem ter conhecimento e seguir.
    2. Numa relação de trabalho um adquire do outro horas de sua vida para fazer algo e em troca deve receber a contraprestação do que foi prestado.
  1. ORIENTAR-SE SEMPRE
    1. Toda empresa precisa ter um suporte, ou seja, seguir as orientações dos profissionais que atuam nessa área (CONTADORES, ADVOGADOS e os colaboradores que lhes dão suporte).
    2. Muitas vezes as partes ouvem outras pessoas, esquecendo-se que embora hajam LEIS iguais para todos, existem sempre muitas particularidades que devem ser observadas, relacionadas principalmente com a atividade desenvolvida, a categoria profissional e a forma como foi feita a contratação.
    3. Lembrem-se também, que uma relação de trabalho é antes de mais nada uma relação HUMANA, onde as partes estarão sempre manifestando sentimentos, motivo que manter uma boa relação é fundamental.

 

#GsmContabilidade

Share

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *