Onde por seu rico dinheirinho!

Onde por seu rico dinheirinho!
09 abr 2024

AS MELHORES APLICAÇÕES DE 2024:

Tesouro Direto. É uma opção sólida para investidores que buscam segurança e liquidez. Os Títulos do Tesouro Direto, Tesouro Selic e Tesouro IPCA, buscam a preservação de capital e por retornos atrativos.

CDBs. São títulos emitidos por instituições financeiras. Eles apresentam uma variedade de prazos e modalidades, permitindo aos investidores adaptar suas escolhas de acordo com suas metas financeiras e tolerância ao risco. A facilidade é que dão liquidez diária.

LCIs e LCAs. Investir em Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) emerge como uma estratégia eficiente em um contexto de taxas de juro em queda. Ideais para quem tem um valor interessante para aplicar por um tempo maior.

Fundos Imobiliários. Com a perspectiva de juros em queda, os Fundos Imobiliários (FIIs) assumem um papel de destaque nas estratégias de investimento. Esses fundos, que investem em empreendimentos imobiliários como escritórios, shoppings, e outros tipos de propriedades, tornam-se atrativos devido à sua capacidade de proporcionar retornos consistentes e diversificação em um cenário de elevação nas taxas de juros.

Ações de Valor. As ações de valores se destacam, principalmente de empresas sólidas, com histórico de resultados consistentes e boas perspectivas de crescimento no longo prazo, são escolhas atrativas. A questão aqui é não investir em um só tipo de empresa.

OS PIORES INVESTIMENTOS:

Títulos de capitalização. Queridinho dos bancos e condenado pelos especialistas em finanças pessoais, esse produto financeiro é uma verdadeira armadilha para os indisciplinados. A rentabilidade geralmente é pior que a da poupança, sequer paga a inflação.

Caderneta de poupança. No tempo das nossas avós, a poupança era um ótimo investimento. Seguro, sem imposto e rentável. Sim, ela costumava ser rentável. Mas hoje a realidade é outra, perde para a maioria das aplicações conservadoras de renda fixa.

Consórcios. Os consórcios acabam sendo uma maneira de algumas pessoas comprarem um bem de alto custo, como carro ou casa. Ele está mais para financiamento do que para investimento. Em geral, eles têm apelo entre pessoas que têm dificuldades para juntar dinheiro e precisam de compromissos em forma de boleto para quitar e comprar algo de maior valor. Mas acaba saindo mais caro que outros tipos de crédito porque têm mais taxas.

Previdência Privada. De todas as aplicações faladas neste texto, a previdência privada é a mais controversa se realmente vale ou não a pena. Uma das vantagens de planos de previdência privada do tipo PGBL são os descontos do valor investido no imposto de renda. É possível abater até 12% do valor devido em imposto de renda. Só que o benefício só vale para quem entrega a declaração completa, não vale para a forma simplificada. Sem falar que há outras aplicações com rendimentos maiores ou equivalentes que não cobram tantas taxas.

Resumindo: para se obter ganhos em aplicações, procure estar atualizado com o mercado, definir se você tem um perfil arrojado ou conservador, e fazer as escolhas em função do momento e do que as instituições lhe oferece de melhor. Não quer riscos, siga a máxima, nunca invista em um só tipo de aplicação.

#GSMContabilidade

Share

admin