O PIX tem grandes novidades …

30 out 2024
Agendamento:
O PIX agendado recorrente permite que tanto o usuário pessoa física quanto a jurídica usem o mecanismo de transferências de valores para outros destinatários, devendo serem sempre fixos e em datas determinadas. Todos os bancos terão que ofertar essa operação, antes estava facultativa.
Limite Transações: O valor limite para transações individuais será de até R$ 200, com limite diário de R$ 1.000, quando o pagamento ou a transferência for feito de um celular ou de um computador não cadastrados. Isto quando o dispositivo nunca foi usado ou queira usar chave nova.
Fraudes:
Sempre que o usuário do PIX comete alguma infração que indique fraude, uma notificação terá que ser registrada nos sistemas do BC, que ficarão abertas aos demais bancos.
PIX por Aproximação:
O PIX por aproximação deve ficar disponível a partir de fevereiro de 2025. O consumidor não precisará autenticar no aplicativo do banco toda vez que efetuar uma transação. O pagamento será feito utilizando a carteira digital do próprio celular.
PIX Automático:
Deverá funcionar nos mesmos moldes do débito automático, como boletos. Serão recorrentes para conta de água, luz, internet, telefone, escolas, academias, planos de saúde etc. Estará disponível em meados de 2025 e somente se houver saldo na conta.
Outras novidades programadas:
PIX Internacional: para transferências a contas de outros países; PIX Offline: o usuário conseguirá fazer pagamentos sem a necessidade de ter um smartphone conectado à internet. O recebedor conectado conseguirá efetuar a cobrança pelo seu dispositivo pela leitura de um QR Code; PIX Garantido: com funcionamento similar a um cartão de crédito, permitirá efetuar parcelamentos com garantia ao recebedor.