MUDOU: Transferência Digital de Veículos, sem intermediários e cartórios!

MUDOU: Transferência  Digital  de  Veículos,  sem  intermediários  e  cartórios!
14 mar 2024

A partir desta terça-feira (12), donos de veículos registrados em São Paulo terão acesso ao serviço de transferência 100% digital, disponível a qualquer hora, sem intermediários ou idas a cartórios e poderá ser feita em poucos minutos por meio do aplicativo do Poupatempo, sem tramite de documento físico.

A TDV já está disponível no APP do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”. O processo é 100% automatizado e valerá para vendedores e compradores que possuem a conta Gov.Br nos níveis prata ou ouro.

Nesta primeira fase, o sistema está liberado para transferências entre pessoas físicas de veículos que já tenham o Certificado de Registro de Veículos em formato digital, com placas Mercosul ou convencionais – neste caso, o novo proprietário terá que residir na mesma cidade em que o veículo está registrado.

Nos próximos meses, o serviço também estará disponível por meio do e-Notariado para veículos com Documento Único de Transferência (DUT) em papel, pessoas jurídicas e transações mediadas por meio de procurações públicas.

A TDV exige a inspeção do veículo por uma empresa credenciada de vistoria, como também acontece no processo tradicional.

O novo formato dispensa a ida ao cartório porque conta com autenticidade digital no próprio ambiente do aplicativo. Também será possível pagar a taxa de transferência via Pix, assim como a quitação de débitos pendentes do veículo. A segurança é garantida pela conferência online de pendências – ao final da operação, vendedor e comprador são notificados para a emissão dos novos documentos.

Talonário Eletrônico

As novidades do pacote de transformação digital também incluem atualizações do aplicativo Talonário Eletrônico para digitalização completa de infrações registradas pelo Detran-SP. O processo é integrado aos sistemas estadual e nacional de dados e permite a pesquisa online de bloqueios, restrições ou alertas de roubo ou furto dos veículos e dados da CNH de condutores autuados.

Outra nova funcionalidade é o Sistema de Recolhimento de Veículos (SRV), que disponibiliza soluções digitais para agilizar a liberação de veículos recolhidos pelo Detran-SP. Saiba mais em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/sp-e-1o-estado-do-pais-a-oferecer-transferencia-digital-de-veiculos/

#GSMContabilidade

Share

admin