Empresas – Planejamento Tributário para 2021

Empresas – Planejamento Tributário para 2021
10 dez 2020

Este é o momento ideal para as EMPRESAS analisarem possíveis mudanças de REGIME TRIBUTARIO para 2021.

MEI ou MICROEMPREENDEDOR: Verifiquem se estão em dia com as obrigações, principalmente o recolhimento da contribuição mensal. Da mesma forma analisem os documentos, as vendas com cartão de credito e se o faturamento vai ficar dentro do limite legal. Leiam: https://www.jornalcontabil.com.br/atencao-ao-limite-de-faturamento-do-mei-2020/. Importante, lembrem-se que a MEI não paga Imposto de Renda, mas a RENDA auferida pelo MICROEMPREENDEDOR está sujeita a tributação e muitos irão pagar IMPOSTO de RENDA quando entregarem as suas DECLARACOES de IMPOSTO de RENDA, em abril/2021, especialmente se a Receita anual foi superior a R$ 30 mil.

SIMPLES NACIONAL: Este ano tivemos algumas prorrogações de tributos, encargos, enfim, mas não se esqueçam de que a continuidade no REGIME, exige zero de pendencias e JANEIRO/2021 é o único mês onde podemos solicitar INCLUSAO, EXCLUSAO e REINCLUSAO, sendo este prazo improrrogável.

DEMAIS REGIMES: Da mesma forma, é o momento ideal para verificar uma mudança para o SIMPLES NACIONAL, ou mesmo de LUCRO PRESUMIDO para LUCRO REAL, ou vice-versa.

IMPORTANTISSIMO:

  1. O seu CONTADOR é a pessoa certa para fazer esta análise e tenha a certeza que ele o fará. Mas, eliminar as pendencias, depende de você EMPRESARIO, então, não deixe para a última hora e participe conjuntamente desta análise.
  2. Muitos EMPRESARIOS contam com o LUCRO DISTRIBUIDO, que hoje não sofre nenhuma tributação adicional como fonte de renda e comprovação de renda, mas repito, essa distribuição depende essencialmente de que a empresa não tenha pendencias fiscais.

Boa sorte, Ótimo Natal e excelente 2021!

#GsmContabilidade

Share

admin