Como PAGAR MENOS IMPOSTO DE RENDA em 2024 corrigindo procedimentos
05 jul 2023
O período de IMPOSTO de RENDA já foi, mas vc quer pagar menos imposto, agora e no ano que vem, então observe estas dicas e se oriente com um profissional.
ALUGUÉIS: Se você recebe alugueis, em torno de R$ 2.000,00, saiba que está sujeito ao recolhimento do CARNE-LEÃO mensal. Mas, veja se o imóvel pertence a mais de uma pessoa (mesmo que cônjuge), coloque no CONTRATO, coloque no RECIBO, e se por ADMINISTRADORA, solicite o informe pelo DIMOB sempre partilhado. Isso permitirá dividir a renda no IMPOSTO de RENDA também.
DEPENDENTES: Não só cônjuge ou filhos até 24 anos, mas companheiros(as) e enteados(as); irmãos, netos bisnetos, sob guarda judicial; pais, avós e sogros. O cuidado é que podendo ser dependente(veja as regras), deve-se também considerar a remuneração que essa pessoa tem e agregar a sua renda.
ALIMENTADO: Não confunda com Dependente(acima), aqui vc paga uma pensão, que obrigatoriamente deve ser judicial, para efeito de dedução. Agora, se você tiver ligação com alguma empresa, encaminhe os documentos ao RH, pois o Imposto Retido já considera a dedução no ato do pagamento e você ainda evita possibilidade de MALHA.
DESPESAS MÉDICAS: (médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicológicos, contas de hospital etc.): Recibos ou Notas Fiscais são os aceitos, esqueça cheque, cartão de credito, transferência ou PIX como comprovante, você pode até conseguir após provar na malha fiscal que o pagamento era correspondente a despesa, mas isso gerará um processo.
CONVÊNIO MÉDICO: Se estiver em seu nome e familiares, ok. Agora, e o pago pela empresa, sabia que pode ser dedutível no IR. Neste caso, reembolse os valores atribuídos a você e familiares, mediante lançamento no Contracheque (Salário ou Pró-labore), aproveitando o custo na PJ e a dedução no seu IR.
PGBL: Esta contribuição é dedutível no IR em o limite de 12% da Renda Tributável, mas, se você tiver outras deduções ou a contribuição for acima disso, e ainda a opção final for pelo DESCONTO SIMPLIFICADO for melhor, você pode perder dinheiro.
VGBL: Esta aplicação é muito ofertada pelos bancos, dizendo que é uma aposentadoria, mas sabia que seu rendimento perde para os demais de mercado e que ao resgatar ela é tributável, somando-se as demais rendas que você possui. Cuidado, a maioria passa a pagar um IR que não deveria, porque não planejou corretamente a aplicação do VGBL e nem do PGBL, não vá na do Bancário.
AÇÕES: Aplicar nesse segmento requer ótimos conhecimentos e controle, não se aventure, muita gente perdeu e continua perdendo dinheiro e saiba que se a aplicação for DAY TRADE, você pode ter que pagar IR, mesmo sem ter ganho.
VARIAÇÃO PATRIMONIAL INCOMPATÍVEL COM A RENDA: Muita gente não verifica, se o RENDIMENTO declarado cobre a VARIAÇÃO PATRIMONIAL e cai em malha porque se esquece de oferecer a tributação ganhos que obteve, usados na compra de bens, aplicações ou investimentos.
