Microempreendedores podem ter que pagar Imposto de Renda!

Microempreendedores podem ter que pagar Imposto de Renda!
10 ago 2018

Existem poucos comentários a respeito das situações abaixo, motivos que nos levam a ALERTAR os MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS, senão vejamos:

  1. DECLARAÇÃO ANUAL DO SIMPLES NACIONAL DO MEI, obrigatória
    1. O prazo final para entrega desta DECLARAÇÃO é até o dia 31 de maio do ano seguinte ao de referência, MAS, o MICROEMPREENDEDOR pode estar obrigado a fazer também a DECLARAÇÃO de IMPOSTO de RENDA da PESSOA FISICA, então o ideal é que esta declaração seja entregue no máximo até fevereiro do ano seguinte.
    2. O MEI tem isenção de tributos do SIMPLES NACIONAL se seu faturamento for de até R$ 81.000,00(válidos para 2018), mesmo recolhendo um valor mínimo em torno de R$ 54,00, mensais.
    3. Mas dependendo da apuração abaixo o MICROEMPREENDEDOR pode ter que pagar IMPOSTO DE RENDA, então vamos entender isto SIMULANDO 3 situações:

mei

  1. DECLARAÇÃO ANUAL DE AJUSTE DO IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA, dependendo da receita auferida
    1. O prazo final desta DECLARAÇÃO é abril do ano seguinte ao de referência.
    2. Como se observa acima, nos 3 exemplos há incidência de IMPOSTO DE RENDA, e dependendo da situação apresentada mesmo que a parte TRIBUTADA fique dentro do limite de ISENÇÃO, pode ocorrer de haver OUTRAS FONTES de RENDA(aposentadoria, aluguel, etc…) que venham se somar a esta e apurar IMPOSTO de RENDA devido na DECLARAÇÃO de ajuste anual.
    3. Para tanto é imprescindível:
      1. Guardar toda documentação legal pertinente a sua atividade;
      2. Fazer a DECLARAÇÃO até no máximo fevereiro do ano seguinte, verificando se NÃO está obrigado a fazer a DECLARAÇÃO ANUAL do IMPOSTO DE RENDA PESSOA FÍSICA.
  • Estar assistido por um CONTADOR legalmente habilitado, pois pode ser que uma contabilidade regular, possa ser indicada para o caso.

#GSMContabilidade

Share

admin